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O que é Logística

sábado, 20 de agosto de 2011



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Afinal o que é Logística?
O objetivo deste texto é apresentar de forma clara e objetiva a definição do conceito de Logística, sua importância e sua evolução nas últimas décadas, considerando a existência de um hiato entre a teoria e a pratica das atividades logísticas no atual contexto organizacional.
A logística é uma atividade que a cada dia ganha mais importância dentro das organizações principalmente pela sua importância estratégica para atingir um nível de serviço de qualidade aos clientes, atendendo e superando suas expectativas ao menor custo possível. É uma atividade funcional que se repete ao longo da cadeia de suprimentos adicionando valor a produtos e serviços. Apesar de sua evolução ao longo dos anos há ainda muitos aspectos que não foram assimilados totalmente dentro de algumas empresas.
A palavra logística tem sua origem na palavra grega Razão e também na Álgebra (antiga matemática) que trata da adição, subtração, multiplicação e divisão.
O uso do conceito ganhou impulso com a Revolução Francesa, traduzindo parte da arte militar do planejamento no auxílio ao desempenho das estratégias de guerra. Atualmente é usado de forma abrangente e envolve muitas ações em nossas vidas, tanto nas atividades profissionais como nos compromissos diários.
Analisando o mundo corporativo, pode-se definir logística como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo e armazenagem eficientes e de baixo custo de matérias – primas, estoque em processo, produto acabado e informações relacionadas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do cliente. (definição do Conselho de Profissionais de Cadeias de Suprimentos – CSCMP).
Este conceito aponta como princípio a gestão das operações logísticas da empresa realizada de forma sistêmica, abrangendo o todo.
Ao longo dos anos a atividade logística passou por uma evolução. Surgiu como uma técnica de gestão de transportes até seu entendimento atual como uma função estratégica empresarial.
A evolução da Logística
Anos 70 – Logística é transporte.
Com o surgimento da crise do petróleo e seu impacto nos orçamentos das empresas, dos governos e das pessoas surgem vários obstáculos na retenção e na conquista de mais clientes. Entre os mais significativos podemos citar as rupturas nas entregas de produtos nos pontos de vendas. Para solucionar esta questão as empresas buscaram no meio bélico os métodos de entrega de munições incorporando na atividade logística empresarial modelos operacionais da logística militar.
Anos 80 – Incorporações do suprimento.
Percebe-se a importância da logística na erradicação de rupturas também no fornecimento de matérias – primas junto às empresas que industrializavam produtos de consumo final.
Anos 90 – Logística é um sistema.
A logística não pode ser mais administrada de forma isolada e deve ser incorporada aos processos produtivos das empresas.
Anos 2000 – Logística incorpora os serviços de utilização e reversão.
que são denominadas como Logística de Serviços e Logística Reversa, ganhando expressiva importância no contexto da gestão ambiental.
Quadro nº 1 – soma da evolução da logística.
Anos 70
TRANSPORTE (+)
Anos 80
SUPRIMENTOS (+)
ANOS 90
PRODUÇÃO (+) 
ANOS 2000
UTILIZAÇÃO / REVERSÃO (+)  = VISÃO SISTEMICA









 A aplicação prática das atividades logísticas :
O hiato existente entre as pesquisas desenvolvidas pelo setor acadêmico e suas aplicações práticas pelo setor empresarial ganha importância na década de 80 e cada vez mais os dois setores buscam a troca de experiências na busca de soluções de problemas para a gestão da logística empresarial. Aplicar uma nova metodologia de gestão envolve, muitas vezes, alterações nas relações de poder das empresas, o que traz resistência e complexidade à sua efetivação, comprometendo a transformação da teoria em prática.
Considerações finais
A partir da década de 70 a logística evoluiu de maneira considerável evidenciando que sua competência é a gestão das operações empresariais para auxiliar as empresas na redução de custos, no aumento das vantagens competitivas e conseqüentemente na busca constante de melhores níveis aos serviços oferecidos aos clientes.
Sua missão é complexa: dispor o produto certo, na quantidade certa, na condição certa, no lugar certo, na hora certa, para o cliente certo e com o custo certo, fornecendo efetiva contribuição à empresa.
Referências:
BALLOU, HR, Logística Empresarial. 1ªed. São Paulo: Editora Atlas, 1993.
BOWERSOX, D, J, e CLOSS, D, J, - Logística Empresarial, Atlas, São Paulo, 2001.
SCLUTER G.H; SCLUTER, M.R. Gestão da Empresa de Transporte de Cargas e Operadores Logísticos. Editora ECPGHS –Indaiatuba -2005.

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