Distribuindo Informações.

Informações sobre as atividades e as tendências na área de Logística.Notícias diárias e postagens selecionadas, com fontes confiáveis e seguras especialmente para você, leitor. Fique atualizado lendo o Blog do Professor Vietro.

Projeto de Distribuição das Mochilas - Parceria FITEL - FDE - 2011

terça-feira, 4 de outubro de 2011

                             mochila (1).jpg (297×242)
Objetivo:
×            Destacar as principais fases da operação Logística realizada em parceria com o FDE, na distribuição de mochilas escolares para os alunos de todos os níveis de ensino para as escolas Estaduais de Campinas, Jaguariúna, Vinhedo e Valinhos.
×            Ressaltar a importância desta operação logística na construção do conhecimento pelos nossos alunos que vivenciaram na prática os conceitos de recebimento, conferência, armazenagem, separação e distribuição de materiais.












A importância do processo para os alunos dos Cursos Técnicos

A atividade logística operacional compreende vários procedimentos de trabalho que se diferenciam de acordo com as empresas que os aplicam, os materiais manuseados, as necessidades e as características de cada cliente. Este fato torna a atividade complexa e impossibilita padronizar as ações ideais para realizar essas atividades.
A logística ao longo dos anos vem se firmando como uma atividade auxiliar decisiva para as organizações aumentarem seus níveis de eficiência em relação aos seus clientes. Para conseguir este diferencial as organizações necessitam de recursos de ponta e principalmente de mão-de-obra qualificada.
Considerando a importância da prática na aquisição de habilidades e competências o processo de distribuição de mochilas apresentou-se como uma forma objetiva de aprendizado. Oportunizou uma situação de aprendizagem para nossos alunos dos cursos técnicos muito dos quais oriundos das escolas contempladas na distribuição.
Os alunos acompanharam toda a movimentação ocorrida no armazenamento e distribuição do material, sendo informados do encadeamento das ações, de seu planejamento e efetivação. As atividades se desenrolaram no armazém da FITEL, em seu pátio de distribuição e em salas de aulas com explicações, fotos e filmes. Alguns alunos acompanharam o processo até a ponta, verificando na escola a recepção do material, anotações e outros procedimentos.

A operação
A operação compreendeu o período de 22/12/2010 á 18/02/2011 (dia em que os as escolas anunciadas pelo FDE receberam suas mochilas).
Foram aplicados nesta operação os conceitos básicos da logística operacional em todas as etapas do processo:
Recebimento de materiais, Conferência de materiais, Armazenagem de materiais, Separação de Materiais e Distribuição de materiais.

Recebimento de Materiais:
As mochilas foram entregues na escola FITEL - CEPlog pela Transportadora contratada pelo FDE, em um total 131.436 mochilas destinadas a 171 escolas da cidade de Campinas e região.

Princípio: dentro da atividade logística o processo de recebimento de materiais consiste basicamente em garantir que os materiais ou produtos adquiridos pela empresa estejam em conformidade com o pedido. Desta forma, o fluxo logístico contribui para o atendimento das necessidades do cliente.
No caso do recebimento das mochilas o processo operacional foi baseado na conferência qualitativa e quantitativa dos volumes com base na documentação fornecida pelo FDE.

Conferência Qualitativa: garantir que todos os volumes sejam entregues sem avarias. (caixas lacradas e com as identificações exigidas pelo FDE).
Conferência Quantitativa: garantir que as 131.436 mochilas sejam entregues em suas devidas escolas e suas devidas quantidades e produtos requeridos.

O processo de descarregamento

O processo de descarregamento foi acompanhado pelo Supervisor do Armazém para evitar danos ao material e que monitorou toda a movimentação para o encaminhamento e acomodação do material no Armazém.


Armazenamento de Materiais:
Atividade de Armazenamento: Todos aos volumes foram armazenados em nosso armazém respeitando o número de caixas por cada unidade escolar indicada na Guia de Remessa. Esta fase só pode ser finalizada com eficiência, graças ao uso pelos nossos alunos da tecnologia de Gerenciamento de Armazéns (WMS) facilitando o controle e o aumento da qualidade no armazenamento.
O sistema WMS pode ser considerado uma ferramenta de controle de apoio as operações logísticas  no fluxo de materiais que se inicia na atividade de recebimento.
Princípio: Gerenciamento de materiais com o auxilio da Tecnologia da Informação, demonstrando a  importância do Armazenamento correto e como o sistema WMS auxilia as organizações na otimização de recursos, na redução do tempo , na redução dos custos e no aumento da vantagem competitiva.
Nesta atividade os alunos puderam aprender estes conceitos e recursos tão importantes para a eficiência do processo. 


Roteirização:

Atividade de Roteirização: Com os produtos armazenados inicia-se a atividade de roteirização que, tem como objetivo principal reduzir custos com o transportes dos materiais através de rotas otimizadas considerando o tempo de entrega do produto pelo cliente (escola).

Princípio: Desenvolvimento da atividade utilizando a Tecnologia da Informação por meio do Google Maps e Mapeia.com e da aplicação pratica do conceito de roteirização com a utilização do mapa da cidade de Campinas.
O conceito aplicado considerou os roteiros por zonas de distribuição com base nas seguintes características: distancia entre os pontos de entrega, tempo de carregamento e descarregamento do veículo, quantidade de volumes por escola e capacidade do veículo, peso e cubagem dos volumes.


Separação e Distribuição:

Atividade de Separação e Distribuição: O processo de separação das mochilas para as unidades escolares foi realizado com o auxilio de um roteirizador que é uma tecnologia da informação voltada para a otimização da distribuição de produtos muito utilizada pelas empresas deste setor.

Princípio: Considerando a necessidade das escolas e o planejamento da roteirização o processo de separação das mochilas inicia-se com as informações contidas no quadro Kanban de distribuição que demonstra através dos cartões de identificação e controle quais são as ordens de entregas diárias. Esta atividade propiciou aos alunos a aplicação de uma ferramenta de controle de prioridades muito utilizada pelas empresas na garantia de um fluxo de materiais eficiente e com eliminação de desperdício de tempo. Esta ferramenta baseia-se na demanda do cliente por um período pré-acordado garantindo um planejamento mais acertado com otimização de recursos e diminuição de falhas no fluxo de materiais tanto interno como externo.

                     

Distribuição:

Atividade de Distribuição: O objetivo da Distribuição é entregar o produto certo, na hora certa, ao cliente certo, no local certo, na qualidade certa e ao custo certo.
Princípio: Atividade planejada com base no processo de roteirização buscando otimizar os recursos disponíveis e aumentar o nível de serviço ao cliente no caso, as escolas. Aplicação de conceitos de nível de serviço ao cliente, qualidade, agregação de valor e aumento da vantagem competitiva.
Aos alunos foram ensinados todos estes princípios e ressaltada a importância da analise de desempenho dos serviços prestados pelo distribuidor.
Características do processo de Distribuição:


Veículo Utilizado
Capacidade do Veículo
Entregas diárias
Sprinter
1650 kg
8


  


Atividade Entrega das Mochilas nas unidades escolares: O objetivo da entrega das mochilas é garantir um alto índice no nível de atendimento ao cliente (escolas) e que todas as mochilas cheguem ao seu destino final, os alunos da rede pública.

Princípio:
Atividade planejada com base no processo de Logística de Distribuição e Pós – Venda. Aplicação de conceitos de atendimento da demanda e cadeia de suprimentos destacando, a importância do conceito de parceria para que o fluxo de materiais seja eficiente e atenda os objetivos do acordo realizado com o cliente. Aos alunos transmitimos todos esses conhecimentos dando ênfase na importância de atender bem o cliente antes, no momento e depois da entrega.

            
Dados adicionais

Recursos Utilizados na Distribuição das Mochilas:

Recurso / Equipamento
Quantidade
Finalidade
Operação
Empilhadeira
2 (dois)
Descarregar / Armazenar
Recebimento
WMS
1 Computador
Controle de Materiais
Armazenagem / Distribuição
Google Maps / Rastreador
1 Computador
Roteirização
Distribuição
Veículo Sprinter: cap.1650kg
1 (um)
Entregas
Distribuição


Mão - de obra Utilizada na Distribuição das Mochilas:

Cargo
Qtd.
Função
Coordenador
2
Coordenar todo o processo de distribuição e desenvolver as operações de forma didática para aplicar nos alunos.
Motorista
1
Realizar as rotas com o auxilio do rastreador e apoiar os alunos no entendimento dos conceitos.
Conferente
1
Conferir as mercadorias e garantir um fluxo eficiente e apoiar os alunos no entendimento dos conceitos.
Ajudante
1
Carregar o veículo e  apoiar os alunos no entendimento dos conceitos.


Softwares desenvolvidos pela equipe.
Calcbox:
Desenvolvido na linguagem mais complexa de hoje feito para calcular a quantidade de caixas necessárias para a composição da carga.
Planilha de cubagem:
Fornece informações detalhadas de cálculos de peso e volume, com isso tínhamos a certeza de que o veiculo suportaria a carga.
Sistema de controle:
O sistema de controle agrupa informações adquiridas do site do FDE e de uma pesquisa realizada nas delegacias de ensino (Leste e Oeste), com isso criamos um banco de dados para facilitar a localização de escolas por meio do computador.


Conclusão:

O processo de Distribuição das Mochilas Escolares nas escolas em parceria e coordenação do FDE atendeu um total de 171 escolas, correspondendo ao um total de 131.436 mochilas. A operação de Armazenagem e Distribuição atingiu o nível de serviço de 100% pois, todas as unidades escolares foram atendidas no tempo acordado com o FDE sem nenhuma avaria ou pendência.
Mas, o mais importante de tudo isso foi a oportunidade que a instituição teve em demonstrar na prática a importância da atividade Logística aos seus alunos onde, eles vivenciaram todo o processo de recebimento, conferência, armazenagem e distribuição de materiais desenvolvendo os conceitos teóricos aplicados em sala de aula. Esta oportunidade foi realmente especial. Sentimos os alunos bastante interessados e motivados e com muita facilidade para colocar questões referentes aos procedimentos.
Antes de iniciarmos as aulas propriamente ditas sobre este assunto todos os alunos do CEPLog tiveram a oportunidade de acompanhar por meio de filmagem o moderno e amplo processo logístico efetuado pela FDE para viabilizar o kit escolar que é distribuído a todos os alunos da rede pública do Estado de São Paulo.

Equipe Responsável pelo Projeto:

Professor e Coordenador Clério de Vietro
Professor Nelso Rodrigues

Alunos Fitel - Ceplog

0 comentários:

Postar um comentário